domingo, 5 de Maio de 2024  08:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cataplana de Mariscos

Cataplana de Mariscos

Ponha as amêijoas de molho em água e sal. Mude a água várias vezes até as amêijoas largarem toda a areia. Escove, raspe ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
06-11-2006

Será o culminar de um peditório porta a porta


Grande Cortejo de Oferendas volta às ruas de Oliveira do Bairro

A Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro vai reeditar, no dia 8 de Dezembro, o cortejo de oferendas que será o culminar de um peditório porta a porta que se inicia na próxima semana.

Com esta iniciativa, a Santa Casa espera angariar verbas para a execução de obras de remodelação e aumento na cozinha, que tem condições similares desde há 20 anos, bem como a aquisição de equipamento para a reequipar. Estes custos vão ascender a mais de 125.000 euros.

Reeditar o Cortejo de oferendas

Jornal da Bairrada -Quando se realiza o cortejo de oferendas da SCMOB?

José Soares, provedor da Santa Casa da Misericórdia - A Santa Casa da Misericórdia do concelho de Oliveira do Bairro vai voltar a levar às ruas da cidade o seu cortejo.

Efectivamente, a Instituição vai efectuar um peditório no próximo dia 8 de Dezembro nos principais cruzamentos do concelho, nomeadamente em Oiã e Porto Clérigo. Vamos, neste mesmo dia reeditar o nosso Cortejo de Oferendas.

Claro que para a execução deste, é necessário um grande trabalho anterior, que já começou há mais de um mês. O cortejo é o culminar de um peditório porta a porta, realizado em todo o concelho, e que envolve muitos amigos e irmãos da Misericórdia.

- Quais são as novidades deste ano?

Já o ano passado foi feito o cortejo, pequenino e que envolveu somente alguns lugares do concelho. Este ano queremos que todo o concelho participe.

A novidade é que vamos contar com uma única canção para todos os lugares, com a provável participação de duas bandas de música e outros agrupamentos que queiram abrilhantar a nossa festa. Já sabemos, entretanto, que vão haver surpresas de alguns lugares, que não querem deixar os seus créditos por mãos alheias? bem hajam por isso. O que se pretende é invocar e renovar o espírito do Cortejo.

Este ano o cortejo irá percorrer as ruas Tavares de Castro, R. Prof. António Joaquim de Carvalho, estrada nacional 235 até à Junta de Freguesia, onde sobe até virar para a Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto, rua Cândido dos Reis e Rua da Misericórdia.

- Durante vários anos a SCMOB deixou de realizar este cortejo, mas parece que a iniciativa está a ganhar um novo fôlego. A que se deve?

A Santa Casa da Misericórdia, com a intervenção que tem na comunidade, com as valências que possui, só pode sobreviver com a ajuda de todos os irmãos e amigos. Para além do apoio indispensável a uma realização destas, pretende-se também que seja uma maneira de aproximar a Instituição da população que serve; para poderem ver o modo, os critérios, a isenção e o rigor com que são tratados os assuntos na Santa Casa.

Ninguém pode nem deve demitir-se das suas responsabilidades enquanto membro de uma Comunidade que precisa, em determinado tempo, da sua ajuda.

A Santa Casa não faz sentido sem a comunidade envolvente junto de si. Não é uma Casa de quem está a governar, mas sim de quem está ou virá a usufruir ou ajudar.

Por todas as razões já apontadas, e pese embora a nova realidade da vida actual, faz todo o sentido esta ajuda da população do nosso concelho a esta Obra que é de todos.

Obras na cozinha

- Os fundos que venham a ser angariados a que se destinam?

Com esta iniciativa, a Mesa Administrativa espera conseguir verbas para a realização de obras de remodelação e aumento na cozinha, bem como a aquisição de equipamento para a reequipar. A nossa cozinha tem condições similares desde há 20 anos, embora os utentes sejam quatro vezes mais. Neste momento confeccionamos todos os dias úteis mais de 650 refeições ao almoço.

Os custos destas obras vão ascender a mais de 125.000 euros, que esperamos conseguir angariar.

- O que espera do cortejo?

Com a realização deste cortejo pretendemos fundamentalmente:

- Obter valores para realizar a obra que referimos anteriormente e que refutamos de vital importância para o bom funcionamento da Instituição. Sabemos que é um objectivo muito pretensioso, pois o ano passado conseguimos o valor aproximado de 40 mil euros. Também informamos que aceitamos todo o tipo de dádivas, pois tudo nos irá ajudar a conseguir esse objectivo, e porque a Santa Casa precisa de tudo e de todos.

- Relembrar a tradição do cortejo de oferendas, e o bom que é podermos dar algo de nós aos que mais precisam. Mudam os hábitos e as tradições, mudam a forma e os métodos de fazer misericórdia, mas não muda a necessidade de ajudar aqueles que efectivamente mais precisam.

“A obra seja de todos os irmãos e amigos”

- Quantas pessoas envolve?

A realização de um evento desta natureza vai envolver muitas dezenas, diria mesmo centenas de pessoas em todo o concelho.

A actuação da Mesa Administrativa e da Comissão que preside ao cortejo tem o papel de dinamização dos diversos grupos por todo o concelho; o passo seguinte e o mais importante passa pelo peditório porta a porta, feito pelas pessoas que nos queiram ajudar de cada localidade.

É em primeiro lugar para todos eles que vai o nosso muito obrigado pelo esforço e coragem demonstrados ao aceitarem este nosso desafio. É para nós muito estimulante verificar por todo o concelho a alegria, a vontade e a força que toda esta gente nos transmite.

- Que apelo pretende deixar à população do concelho?

A actual Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro tudo tem feito para que esta nossa obra seja de todos os irmãos e amigos.

Ao dizê-lo, estamos a assumir o rigor, a transparência de métodos e processos, para que os utentes tenham uma qualidade de serviços cada vez melhor; e as pessoas que mais de perto convivem connosco sabem que levamos estas palavras à letra, não olhando a nada nem a ninguém para conseguir o melhor para a Misericórdia.

É esta a nossa maneira de servir a Instituição, esperando que dentro das vossas possibilidades, nos apoiem e ajudem a conseguir este ambicioso objectivo.

A todos muito obrigado.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®